sábado, 30 de dezembro de 2017

Mensagem do Presidente do COMTUR São Vicente.

De 2017 para 2018
 
Obrigado a Todos que enalteceram e fizeram o COMTUR evoluir. Sabemos do tamanho do desafio...
 
Estamos aqui Sempre querendo o melhor para a cidade. Estamos a somar, propor, registar, intervir e trabalhar Sempre para o Melhor do Coletivo e o Turismo.
 
Como de costume envio Muita Luz a Todos... Que este novo Ano de 2018 ILUMINE a todos os Membros e Amigos do COMTUR, Executivo, Legislativo, Munícipes e Turistas.
 
Que no próximo ano tenhamos em mente uma Governança e Orçamento Verdadeiramente Participativos. E que o poder público dê mais condições de trabalho para este e outros conselhos da cidade.
 
Tivemos um lado Muito Escuro que foi a falta de Respostas dos Ofícios do COMTUR, que como já solicitado milhares de Vezes devem ser POR ESCRITO. Que seja assim como manda o bom relacionamento, transparência com a sociedade e conselho.
 
Este COMTUR neste ano solicitou uma diversidade de MEDIDAS ESTRUTURANTES, que em grande parte nem de dinheiro precisava. Mas infelizmente não atendidas ou ao menos respondidas. Decepcionante!
 
Avançamos em algumas questões, mas poderíamos ter tido muito e muito mais avanços se tivessem atendido o COMTUR. Perdemos muito tempo tentando convencer o óbvio.
 
Mas analizando de forma sistêmica não foi só o COMTUR que não foi escutado, não foram escutados os especialistas de turismo, não foram seguidas as diretrizes do Governo do Estado para o turismo.
 
É muito claro e é opinião de muitos que existe a necessidade de mudança na governça do turismo na cidade. Não há caminho certo pra quem não entende e não sabe onde quer chegar. Literalmente uma sofrência.
 
 
É desgastante... Para quem trabalha o dia a dia com o turismo e principalmente para a parte voluntária que se dedica de verdade ao COMTUR.
 
Quem vive o turismo da cidade sabe que outros conselhos naufragaram ao ponto de nem mais terem resultados e reuniões. E sabe que em 2016 revivemos (como uma fênix) este COMTUR.
 
Já em 2018 começarão a serem investidos na Cidade a Verba DADETUR. Estes investimentos só foram possíveis por mantermos este COMTUR vivo.
 
A existência de um Conselho somente tem sentido na participação da Sociedade Civil das decisões relevantes do turismo e sua transversalidade.
Entretanto, muitos ainda não perceberam isso. Ou custam em aceitar.
 
Continuamos em um modelo antigo de governança, e que já se provou não ser eficiente. De forma persistente apontamos que o caminho deve ser a governança compartilhada, algo inclusive assegurado e de direito.
O que estamos semeando estrapola a questão do turismo e se enquadra na ação cidadã de transformação, de dentro para fora.
 
Apesar de toda a dificuldade este COMTUR fez sua parte e fez toda a diferença! 
Somos REFERÊNCIA em Nível Nacional!
 
No Site do COMTUR e de forma transparente segue o trabalho, matérias, datas de reuniões, atas, metas, ofícios, projetos... http://comtursaovicente.blogspot.com.br/
Muito e Muito Trabalho realizado e de forma voluntária...
 
 
Temos Muito Trabalho ainda a Realizar...
Viver é melhor que sonhar.
 
Quem venha 2018. Com Gestão e Orçamento Participativo.
Isso é Respeito, é Amor por São Vicente.
 
Muita Luz a Todos...
 
Renato Marchesini
Presidente COMTUR São Vicente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O COMTUR SãoVicente agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz.....