domingo, 25 de junho de 2017

Contratação do Plano Diretor de Turismo



Vários questionamentos estão sendo feitos sobre a contratação do serviço. Vejam Aqui: 

O que entendo normal e muito importante neste diálogo.
Feliz em ver a Sociedade conversando sobre Políticas Públicas para o Turismo.


Meu posicionamento pessoal (Renato Marchesini) sobre a questão. Abaixo:

Bom dia Fernando! Lindo Domingo.

Obrigado!
O que queria era alertar na Audiência Pública do PPA é que se não forem destinados Recursos para o Turismo em Orçamento Municipal, perderemos a possibilidade de receber recursos de verbas de turismo em âmbito Estadual e Federal. O Município não pode comer esta bola. Por isso da minha fala que inclusive ressaltei da importância de estar na Ata.

Sim, o PDTUR pode ser feito pela Secretaria de Turismo, em Conjunto/Apoio com Instituições de Ensino, COMTUR e Sociedade.

Vale ressaltar que este "Plano de Negócios" o PDTUR (Plano diretor de Turismo) deve estar pronto até o final do Ano, para ser entregue no Máximo até Abril de 2018, com a participação do Comtur, toda a Sociedade e Audiências Públicas. Se não fizermos isso deixamos de ser Estância Turística para Sempre e perderemos Toda e Qualquer verba Dadetur. Assustador!!!!

Infelizmente o mesmo não foi feito em anos anteriores, mesmo com toda a nossa cobrança. Era uma Secretaria de Esportes e Turismo. Que de turismo quase nada se fez. E que os tais "profissionais do turismo" que deveriam ter esta responsabilidade não o fizeram. Sei que tinham pouca infra e apoio para isso. Mas também afirmo que em grande parte era realmente dedicação dos mesmos.

No ano passado nas eleições, alguns guerreiros empreendedores da cidade e do COMTUR, fizeram um documento com Metas do Turismo para a Cidade e levaram a todos os candidatos do Executivo. Tendo uma grande reivindicação de ter um Pasta Exclusiva de Turismo. Devido o seu papel extremamente importante e já seguindo diretrizes estaduais e do MTUR. Conseguimos sensibilizar todos os candidatos desta vital necessidade. E como combinado o atual executivo criou a pasta, que entendemos como decisão muito acertada.

Como colocado por Vcs também entendo que a mesma deveria estar ocupada em grande maioria por profissionais do turismo e que os mesmos sejam eficientes e experientes. Secretaria Exclusiva. Profissionais Exclusivos.

Nesta gestão entendemos que o PDTur também não estava tendo a atenção devida e por isso novamente o COMTUR entrou em Ação fazendo o questionamento quanto ao andamento do mesmo.

Como estava tendo a dificuldade de ser construído na Setur e também devido o prazo curto (Dead Line), se entendeu que a melhor forma era contratar os serviços especializados. Estávamos sabendo que seria tentado buscar empresas para a confecção do plano. Mas não soubemos e não fomos informados sobre qualquer data, forma de contratação, edital, licitação, carta convite, ou qualquer linha ou parágrafo que se exige no serviço... foi um processo interno da prefeitura.

Analisando sobre o preço de R$ 70.000 e comparando com outras cidades, como por exemplo Santos, que ficou entorno de R$ 500.000, digo que se eu fosse vender este serviço e montar equipe com certeza cobraria muito mais do que 70 mil.

Tenho a total consciência da importância de ter este PDTUR pronto e que seja logo para garantir a verba Dadetur (milhões em jogo), bem como o Plano Estratégico de Turismo para Nortear Ações ao longo de anos. O Turismo é o DNA de São Vicente.

O que compreendo é a Atenção de toda a população quanto ao trabalho que será entregue pela empresa, se ela segue as diretrizes do Estado e conforme lei 1261/2015. E seja um planejamento útil para tornar São Vicente em Destino Consolidado e Sustentável de Turismo.

Acredito que seja muito importante o acompanhamento e participação de Vcs e de Toda a Sociedade neste processo todo.

Gostei Muito do posicionamento de Vcs aqui. Muito Precisos! Precisamos Somar.

As reuniões do COMTUR aqui..:: http://comtursaovicente.blogspot.in/p/agenda.html navegue em nosso site. Um modelo transparente e participativo de conselho. Estamos avançando, mas temos ainda muito trabalho a aprendizados. Juntos Somos mais Fortes!

O Facebook do COMTUR AQUI


OBS: Sou Apartidário. Sou Profissional, Empreendedor, Educador e Pesquisador em Turismo.

COMTUR FORTE = Turismo Forte!

Fico à disposição
Muita Luz...
Renato Marchesini




Para Saber mais sobre PDTUR ..:: AQUI


Ofício COMTUR sobre o PDTUR..:: AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O COMTUR SãoVicente agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz.....