segunda-feira, 25 de julho de 2016

ILHA PORCHAT HOTEL: Em uma das atrações turísticas mais charmosas do litoral paulista.



Do dia 31 de maio a 3 de junho, estive no litoral paulista para participar do 33º. Congresso Nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, no Mendes Convention Center, em Santos, que reuniu cerca de 200 profissionais que escrevem e divulgam o setor em suas respectivas mídias (jornais escritos, blogs, revistas, sites, rádios, TV e similares). 

Quando recebi a notícia de que ficaria hospedado no  Ilha Porchat Hotel (fotos acima) localizado na Ilha Porchat, em São Vicente, imediatamente me veio à mente as badaladíssimas festas, bailes “Black Tie”, Noite no Hawai, Noite Pirata e Mares do Sul, realizadas no Ilha Porchat Club nas décadas de 50 e 60 e inicio dos anos 70, que eram matéria prima dos famosos colunistas sociais da época,  como por exemplo,  Ibrahim Sued, da Revista O Cruzeiro e de apresentadores de TV como Edson Bolinha Cury, o Bolinha. É um refinado clube, frequentado até hoje por famílias tradicionais do São Paulo "quatrocentão", e de todas as partes do Brasil e do exterior. Ainda mantém e promove todos os verões, as festas, Noite no Hawai e Mares do Sul.




A primeira propriedade construída foi o Cassino da Ilha Porchat onde em 1967, criaram o Ilha Porchat Clube. Já o prédio mais antigo é o Sete Mares, construído pela aristocracia paulistana; pessoas que carregavam os sobrenomes Matarazzo, Aurichio e Moroni possuíam apartamentos ali.

Quem tem a possibilidade de conhecer um de seus apartamentos, também fica encantado com a vista que ele proporciona. E uma curiosidade: o prédio foi fixado em uma imensa rocha, e a entrada é pelo sétimo andar - no nível da rua - porque os outros seis andares estão abaixo, com o piso do térreo no nível do mar, onde estão as piscinas.



No topo da Ilha está localizado o Mirante em comemoração aos 500 anos do Brasil projetado por Oscar Niemeyer, que oferece aos visitantes e moradores uma visão panorâmica de todas estas maravilhas da Baixada Santista

Considerada um dos mais belos recantos da paisagem de São Vicente, a Ilha Porchat já era conhecida pelos navegantes e aventureiros que percorriam o litoral brasileiro, antes mesmo da chegada de Martim Afonso. O local era uma autêntica ilha florestal, cuja densa mata escondia as sentinelas avançadas de olho na amplidão do oceano, tentando vislumbrar barcos piratas.



Devido à sua posição estratégica, na entrada da Baía, a ilha constituía-se num marco geográfico que identificava a entrada da vila fundada por Martim Afonso. Em meados de 1800, A ilha foi negociada para a conceituada família Porchat, que lhe passou o sobrenome.

No final de 1870, o local começou a abrigar os primeiros pescadores, caiçaras e até escravos e com o passar dos anos a ocupação imobiliária desordenada alterou profundamente esse cartão postal da Baixada Santista.

Edifícios, boates e restaurantes foram construídos em meio a casarões famosos que já abrigaram presidentes, príncipes e governadores. É o caso da famosa Mansão da Ilha, terceira casa construída no local em 1964, pelo construtor Clineu César da Rocha. O proprietário da mansão, Paulo Costa conhece bem a história do lugar. “O presidente Costa e Silva dormiu aqui”, lembra, orgulhoso.



Uma das mais badaladas casas da Ilha Porchat, recomendada por todos os guias turísticos com quem conversei, e pelos funcionários do hotel, com cerca de 40 anos, o Restaurante Terraço, de Martha Haddad Esteve Martins, é uma boa escolha para quem quer comer bem ou tomar um bem tirado chope, admirando a belíssima baia e a cidade de São Vicente.  Se a opção é dançar, ao lado fica a Boate Isla Bonita. No Restaurante Juá, bem próximo ao Terraço, só é permitida a entrada de casais. Além do jantar, as pessoas podem apreciar uma impecável carta de vinhos nacionais e das melhores castas europeias e chilenas.


..:: ILHA PORCHAT HOTEL 

Neste charmoso hotel, fiquei hospedado na agradável e inesquecível companhia de outros colegas, oriundos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Maranhão, Tocantins, Ceará, Alagoas e de São Paulo. O hall e a portaria do hotel ficam no 6º. Andar do prédio – no nível da rua - já que os outros cinco pisos com apartamentos, suítes, restaurante e salão do café e o térreo, ficam abaixo, com saída para a piscina ao lado do mar, de frente para a baia e a cidade de São Vicente. Os demais participantes do congresso, foram distribuídos pela ótima rede hoteleira do município de Santos. 

O Ilha Porchat Hotel, é um hotel único, encravado em dos pontos da imensa rocha do costão da ilha,  que alia tranquilidade, conforto e lazer à beleza natural da paisagem. Possui de 53 apartamentos e suítes, divididos nas categorias Suíte Ilha para casal (com banheira de hidromassagem), Apartamento Magnum, Apartamento para Executivos para três pessoas; Apartamento Double e Apartamento Standard, que oferecem tudo o que o cliente precisa para desfrutar a paisagem com conforto e comodidade. 

O restaurante com variado cardápio de pratos “à la carte”, para todos os gostos, além de almoço e jantar, ainda atende pedidos dos hóspedes em seus apartamentos, e salão do excelente café da manhã, serve das 6h30m às 10 horas, incluído na diária.  Todos os apartamentos e suítes  são de frente para o mar, de onde os hóspedes podem admirar e fotografar as belezas naturais da baia de São Vicente. Em todos os seis andares e até na piscina o hóspede dispõe de potente sinal de internet “hi fi”.

..:: HOSPEDAGEM NOTA 10
O Ilha Porchat Hotel está a quatro quilômetros do centro de São Vicente, e a 10 quilômetros do centro da cidade de Santos. O Terminal Rodoviário de Santos está a 20 minutos de carro do local, e a Praia Grande fica a 13 quilômetros de distância. O estacionamento privativo está disponível gratuitamente no local.

Foi unânime a avaliação dos jornalistas que ali ficaram hospedados, de que fomos muito bem atendidos pelos proprietários, gerentes e por toda a equipe de apoio, tornando nossa estadia agradável com muito conforto e tranquilidade. Este depoimento pessoal, mesclado com as informações do setor de marketing do hotel, refletem o que o estabelecimento realmente oferece aos seus hóspedes. 

- Por isso, recomendo para todos que queiram desfrutar de momentos agradáveis num cenário deslumbrante em local “sui generis” da cidade de São Vicente, na Costa da Mata Atlântica no litoral paulista. - Também recomendo aos jovens recém casados em lua de mel, e casais em geral, que queiram comemorar alguma data especial, que façam reservas com bastante antecedência. Serão momentos memoráveis, não tenham dúvida!

..:: SERVIÇO
www.ilhaporchathotel.com.br
Fone (13) 3468-3437 / 3323-8902
Alameda Paulo Gonçalves 264 - Ilha Porchat
São Vicente - São Paulo -11320-350

Reportagem..:: Lúcio Colombo 
Fonte..:: Lucio Colombo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O COMTUR SãoVicente agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz.....