quinta-feira, 19 de março de 2015

SESPORTUR Divulga resultado da Pesquisa de Demanda Turística durante a Temporada de Verão 2014/2015.

A pesquisa de demanda turística tem como objetivo geral investigar o perfil do turista e visitante que estiveram em São Vicente, identificando seus hábitos, motivações, gastos e suas avaliações quanto à oferta turística, visando orientar ações adequadas de planejamento da atividade turística. 
A pesquisa do tipo descritiva quantitativa, utilizou o método Survey (amostra representativa e utilização de questionário estruturado) e foi realizada nas proximidades dos Postos de Informações turísticas do Itararé, Gonzaguinha, Teleférico, Parque Ecológico Voturuá, Rodoviária e Casa Martim Afonso, no período de Dezembro/14 a Fevereiro/15 e teve como amostra total 384 casos, com um nível de confiança 95% e erro amostral de 5%. 
A pesquisa foi coordenada pelos técnicos da SESPORTUR e aplicada pelos estagiários de turismo. Os resultados indicam que quanto ao perfil dos turistas a maioria é jovem (menor 40 anos), prevalece o sexo masculino, o nível de instrução de nível superior ou médio, a faixa de renda mensal de 1 a 6 salários mínimos e são funcionários da iniciativa privada. 
Quanto meio de hospedagem e transporte a maioria ficou hospedado em casa de amigos e parentes, pousada ou hotel, permaneceu na cidade em média de 2 a 5 dias e utilizou como modal rodoviário (carro ou ônibus). 
Em relação à procedência a maioria dos turistas/visitantes reside numa das cidades do interior do estado de São Paulo ou da capital. 
Os turistas são atraídos principalmente pelo sol e mar ou visita a amigos e parentes e viajam em família. Com relação a avaliação dos atrativos turísticos com melhor avaliação foram as praias, o Mirante, Teleférico e o Parque Ecológico Voturuá/Zoológico. Já os que necessitam de maior divulgação e estruturação são a Casa Martim Afonso, Vila de São Vicente e Biquinha de Anchieta. 
Na avaliação da infraestrutura turística os resultados indicam a necessidade de melhorias da sinalização turística e atrações noturnas. E quanto a avaliação da infraestrutura urbana o dados indicam que o poder pública deve priorizar as ações de melhoria da limpeza pública, segurança e saneamento. 
Maiores informações podem ser obtidas junto a SESPORTUR que se localiza na Av. Capitão Luiz Pimenta, 811. Parque Bitarú – São Vicente. Tel.: (13) 3569-1405. E-mail: turismosv.projetos@gmail.com.

Baixe Aqui Apresentação da Pesquisa em Arquivo 
Baixe Aqui Relatório Completa em Arquivo PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O COMTUR SãoVicente agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz.....