N/A
Local está sem AVCB há 14 meses
O Centro de Convenções de São Vicente está com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) vencido há 14 meses. A licença deve ser renovada a cada dois anos, para certificar que o local tem condições de segurança contra incêndios. O documento venceu em setembro de 2013 e, desde então, não foi regularizado.

A renovação do AVBC nos locais de grande concentração de público ficou mais rigorosa em todo o País após o incidente na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), quando 242 pessoas morreram e outras 680 ficaram feridas após um incêndio, em 27 de janeiro do ano passado.

O pavilhão de eventos, situado no Parque Bitaru, conta com uma área de quase 10 mil metros quadrados e tem seis saídas de emergência. A cobrança do Corpo de Bombeiros, quando expediu o documento, era que este número fosse ampliado para, no mínimo, 11 saídas.

Uma simples busca com o endereço do Centro de Convenções na seção Consulta AVCB Vigente, no site do Corpo de Bombeiros traz a seguinte mensagem: não localizado ou não vigente.


A Prefeitura admite o problema e argumenta que tem um projeto praticamente pronto, a ser executado em 2015.


Segundo o secretário municipal de Esporte, Turismo e Lazer (Sespotur), Alexandre Rodrigues, a intervenção ainda não foi feita por questões financeiras. “As adequações custariam quase R$ 300 mil. Não é tão simples quanto parece, porque há toda uma legislação que precisa ser obedecida”, comenta. “Queremos publicar o edital nos primeiros meses do ano que vem. Em princípio, usaremos recursos próprios”, explica, citando que a fase de obras deve durar 60 dias.


Mesmo após expirar a validade do AVCB, o local seguiu como sede da própria Sespotur. “Hoje, o Centro de Convenções não promove mais eventos. Não temos feito shows e grandes espetáculos. É uma gestão mais administrativa”, diz.


Há uma semana, porém, o equipamento recebeu a 3ª Feira do Emprego de São Vicente, com a oferta de mais de 2 mil oportunidades de trabalho. Todas as edições foram realizadas após o documento ter expirado.


Cristo rei

O Centro de Convenções recebe vários outros eventos, especialmente religiosos, como a Festa do Cristo Rei, prevista para este domingo.

“Quando o Centro de Convenções foi solicitado para este evento, nós comunicamos sobre o problema. Então, eles (os organizadores) estão cientes. Além do mais, é um evento religioso de pequeno porte, para 400 ou 500 pessoas”, comenta o secretário.


A assessoria de imprensa da Diocese de Santos, responsável pela programação, nega ter sido comunicada sobre a ausência do AVCB. Segundo informou, a solicitação para uso do espaço é feita no começo do ano e a Prefeitura avalia a cessão. Não há, assim, qualquer citação de documentos ou alvarás. A Diocese espera 10 mil pessoas no domingo.


Bombeiros
A Reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros para obter detalhes técnicos do AVBC do Centro de Convenções de São Vicente. Mas, até o fechamento da edição não recebeu.
Fonte..:: A Tribuna

Parte 2 - AQUI
..:: Opinião

Antes que alguns falem que estou reclamando! Que fique bem claro! Reclamo sim! Pois não aceito no DesGoverno a qual estamos passando, falta de Políticas e Planejamento Adequado para o Turismo de São Vicente! Aqueles que não concordam comigo.. paciência! Fiquem com seus carguinhos!!!

A Secretaria de Turismo não pode ser Palco de Loteamento Político. Não gostaria de continuar escutando que a pasta é do Partido "Tal" ou do "Sr. Figura e Aspones"! Infelizmente quem quer enxergar sabe que isso é um Câncer em São Vicente. A Pasta de Turismo deve ser Exclusiva http://www.blogcaicara.com/2013/07/o-turismo-de-sao-vicente-nao-pode-ficar.html e com Secretário e Equipe que possua Formação e Experiência em Turismo.