quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Sugestão Funcionamento Comtur: Conselheiras Setur SV

Encaminhamos para todos os conselheiros e convidados do COMTUR  nossas sugestões para serem debatidas na próxima reunião.

Objetivo: Tornar as reuniões mais produtivas

Considerando que:
1.      1.   Ausência de muitos conselheiros (suplente e titular) principalmente aqueles que NUNCA foram a nenhuma reunião desde sua nomeação.
2.     2.  A maioria dos integrantes das reuniões é convidada.
3.     3.    Inexistência de subcomissões (que são previstas em regulamento) para assuntos específicos.
4.     4.   A ata da reunião anterior é sempre encaminhada por email

Propomos:
a)      a)    Que seja perguntado no início de cada reunião se é necessário a leitura da ata anterior, lembrando que a mesma já foi encaminhada por email anteriormente, e serão apontadas apenas as alterações, se necessário, senão simplesmente aprova-se a ata anterior.
b)      b)   Sejam criadas subcomissões, como exemplo:
               - Legislação
               - Meio ambiente
               - Hospitalidade
               - Produto Turístico
               - etc....

c)       c)   Os assuntos apresentados para votação dos conselheiros  (lembrando que convidados não votam - conforme regulamento) deveriam ser analisados pelos membros das subcomissões e depois de modo mais efetivo (em forma de projetos, indicações, etc)  seriam colocados em reunião para apreciação e votação dos conselheiros.
d)      d)   Essa subcomissão, formada pelos conselheiros, deverá estudar, reunir documentos, avaliar, elaborar projetos  e por meio de relatório levar ao COMTUR sua análise sobre determinado assunto, para que seja votado em reunião.
e)      e)   Efetuar levantamento dos conselheiros e/ou segmentos que têm ausências consecutivas e conforme regulamento do COMTUR solicitar sua substituição (se for representante da Prefeitura) ou realizar nova indicação (setor privado), afim de que todos os segmentos tenham efetiva participação (com direito a voto).
f)       f)   As apresentações de todos os participantes da reunião devem ser evitadas (a não ser que o novo convidado venha propor assunto pré-estabelecido em pauta).
g)      g)   Proposta para discussão na próxima reunião:
·          Implantar o Selo de Qualidade dos estabelecimentos e serviços turísticos.
·         Desenvolvimento de novos produtos turísticos (Terceira Idade, Ecoturístico, Náutico, dentre outros) 

Marcia Aguiar e Débora Melo
Conselheiras
Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer de São Vicente
Av. Cap. Luiz Pimenta, 811 - Pq. Bitarú
Telefone: (13) 3569-1400



Resposta/participação Conselheiro Renato Marchesini - Caiçara Expedições

-------- Mensagem original --------
Assunto:Re: Sugestões para reunião COMTUR
Data:07.08.2014 15:42
De:Renato Marchesini + Caiçara Expedições <renato@caicaraexpedicoes.com>
Para:Secretaria de Turismo <turismosv.projetos@gmail.com>
Cópia:<contato@caicaraexpedicoes.com>, <renato@caicaraexpedicoes.com>

Olá Márcia e Débora! boa tarde!

Muito Construtivas Vossas sugestões! Fico Feliz em Saber que estão buscando Organizar o COMTUR! E sem planejamento e ordem iremos somente patinar. Temos que sempre rever e melhorar os processos para que de fato seja Representativo e de Gestão Participativa!

Isso mesmo o bom conselheiro tem que dialogar sempre (e-mail, mídias, outros encontros...) não somente vomitar nas reuniões mensais. Tb concordo em muito de pessoas que só querem ter o nome no conselho (para currículo) devem ser retirados e substituídos por gente que querem que as coisas aconteçam e ajudam a produzir.

Só como experiência os Gts devem ter alguém presidindo (alguém com conhecimento da temática e tempo para desenvolver) e número adequado de participantes (nem poucos e nem muitos), caso contrário, não representa e não gera resultados. Os Estagiários da Setur podem ser grandes aliados!

Quanto a novos produtos/roteiros como tema de de uma próxima reunião COMTUR não sei se o lugar mais adequado! Até porque muitos nem conhece o que já temos e como funciona o operação de roteiros e ainda desconhecem que esta atribuição de operação é de Agência. Possivelmente isso gere grande falatório que acaba por gerar nenhum resultado como muitas das vezes. O tempo de todos cada vez é mais escasso e precioso! Temos Otimizar e buscar resultados! Este tema é sim algo pata GTS ou até conversas com interessados e especializados no assunto. Assim refinamos e levamos algo mais concreto para o COMTUR.

Quanto a questão do Voto! Perfeito! E que seja Aberto! Só é importante registrar o Voto individual de cada um! Para registro da Ata e prova futura! Por favor nada de levantar mãozinha!

Caso possam por gentileza, replicar este e-mail para todos conselheiros e interessados! É muito importante que todo o processo seja participativo, democrático, deliberativo e transparente.

Mais uma vez parabenizo vcs pela iniciativa! Somente com o Amor dos Apaixonados pelo Turismo teremos o Sucesso almejado!

Isso aí! queria ter me posicionado mais cedo sobre o e-mail, mas devido ao furação de trabalho não consegui! Mas está aí minha sempre contribuição e empenho pelo presente e futuro turístico de São Vicente e Região.

Abraços e Muita Luz...

Renato Marchesini
Gestor de Projetos - Caiçara Expedições
email: renato@caicaraexpedicoes.com
site: www.caicaraexpedicoes.com
blog caiçara: www.blogcaicara.com
facebook: www.facebook.com/caicaraexpedicoes.fanpage
twitter: @caicaraexp
tel: (13) 3466.6905 - cel: (13) 9 8113.4819

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O COMTUR SãoVicente agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz.....