terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Turismo precisa de uma Secretaria (pasta) Exclusiva

Por..:: Renato Marchesini*

Sabemos das dificuldades que o município passa, devido a má gestão realizada pelo último governo. 

Desta forma o novo governo resolveu enxugar a máquina administrativa. De 34 secretarias "pastas" (antigo governo), para 17 secretarias "pastas" (atual governo), desligando os muitos cargos comissionados, ONGs que recebiam verbas municipais e pouco revertiam os serviços para a cidade, cortou celulares e carros oficiais e destituiu as 30 regionais para 26 bairros que serviam de moeda de troca. 

Acreditamos que as medidas se  tornaram necessárias! E como o próprio novo líder do executivo disse "Esse tipo de capitania hereditária acabou”. É o que o mais queremos!

Porém acreditamos no equívoco da divisão da pasta "secretaria" ESPORTE / TURISMO.

A atividade turística é de grande importância e setor estratégico para o desenvolvimento sustentável do município de São Vicente. Vale lembrar que a economia da cidade está pautada no comércio e turismo. Desta forma  o TURISMO VICENTINO não pode ser abordado dentro de uma estrutura de departamento, dividindo espaço com outras áreas. 

Vale lembrar que em nível Federal e Estadual possuímos pastas específicas. Isso porque já enxergaram o tamanho da importância desde setor.

E desta forma a cidade tinha uma secretaria de turismo exclusiva e atualmente foi rebaixada e tem que dividir atribuições, atenções, verbas e outras com outra pasta também importante.

Tal medida visa potencializar e melhorar os desempenhos de ambas atividades. Nada contra o atual secretário da pasta dividida, que já tivemos com o mesmo em 2 oportunidades e nos transpareceu ser muito focado e com vontade de potencializar ambos os segmentos.

..:: Acreditamos:

“O turismo não pode mais dividir atenção com outras áreas" 

"O orçamento normalmente já é pequeno e se não tiver uma estrutura para pensar somente na área fica complicado”

"Temos que deixar de falar que possuímos potencial turístico, temos sim que ser destino turístico consolidado"

Existem muitas oportunidades e  perspectivas de crescimento para os próximos anos. Porém, os profissionais do setor entendem que é fundamental a criação (a volta) de uma pasta específica para o setor de turismo.

"Considero que o setor precisa de uma estrutura dentro da Prefeitura para pensar 100% em turismo."

*Bacharel em Turismo, Pós-Graduado em Ecoturismo, Guia Regional, Nacional, América do Sul e Especializado em Atrativos Naturais pelo Ministério do Turismo, Licenciado em Didática e Prática do Ensino Superior. Possui ainda cursos nas áreas de Administração, Arqueologia, Sobrevivência e Convivência ao ar livre, Ecologia, Manejo de Trilhas, Ecossistemas, Educação Ambiental e outros. Presto serviços em diversas empresas do trade turístico, e dentre as funções que atua destaca: Professor de Turismo, Hotelaria e Meio Ambiente; Palestrante; Elaborador Roteiros; Condução de Grupos e Consultor e Assessor em Projetos Turísticos e Ambientais. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O COMTUR SãoVicente agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz.....