sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

PARA QUE SERVE UM CONSELHO MUNICIPAL DO TURISMO (COMTUR)?


O que é o COMTUR?
O COMTUR, dada a sua característica de Conselho Municipal, é uma instância de planejamento participativo nas gestões locais, sendo constituído como um fórum deliberativo no tema turismo.

Missão do COMTUR
Consolidar parcerias e proporcionar, através de suas ações, o envolvimento e o comprometimento dos mais variados setores sócio-econômicos do município no fomento da atividade turística.

Qual a função do COMTUR?
Coordenar, incentivar e promover o Turismo no município.

Propor à Administração Municipal e à sociedade civil medidas de difusão e amparo ao Turismo em colaboração com órgãos e entidades oficiais especializadas;

Promover a articulação de toda a sociedade através de campanhas que propiciem a transformação de cada cidadão em agente da imagem turística e defensor do patrimônio cultural e ambiental do município;

Estimular as atividades culturais e turísticas no município

Qual a sua importância?
A importância do COMTUR está na sua condição de fórum deliberativo para o fomento do turismo. Como tal deve estar comprometido com a busca do equilíbrio entre a preservação cultural e ambiental e o desenvolvimento das suas potencialidades, de modo que a atividade turística possa ser capitalizada com base na sustentabilidade.

Como é formado o COMTUR?
O primeiro passo para a formação do COMTUR é a convocação da comunidade para participar da plenária de constituição do Conselho.

Nesta plenária, haverá inicialmente, uma palestra proferida por um consultor do Programa de Turismo, a fim de esclarecer o processo de formação do COMTUR.

A partir daí, os segmentos do município presentes na reunião serão identificados pelo consultor, que agirá da seguinte forma:

Cada grupo irá contar com um determinado período para se reunir e definir uma indicação de um membro titular e um suplente para pleitear a vaga no COMTUR.

Todas as reuniões devem ser registradas em ata.

Os representantes indicados se apresentarão ao Prefeito Municipal, que em outra plenária, dará posse aos membros do COMTUR.

Constituição do COMTUR
O COMTUR tem basicamente a seguinte constituição: Presidente, Vice e Secretário Executivo, a serem nomeados pelos demais membros do Conselho, devidamente empossados.

A sugestão é que este conselho não seja necessariamente paritário, a fim de estabelecer sua condição de imparcialidade e perpetuar a ação de seus membros. A importante que sejam definidos orgãos e instituições de relevante interesse para o desenvolvimento turístico ordenado do município.

É extremamente importante ressaltar que o que deve ser ressaltado na constituição do COMTUR são os órgãos representantes no município (iniciativa privada, terceiro setor, poder público) e não as pessoas, que podem ser substituídas.

O órgão ou entidade membro do COMTUR tem uma condição de imparcialidade.

As pessoas que se disporem a fazer parte do COMTUR devem ter em mente sua responsabilidade enquanto membro de um fórum deliberativo para o fomento do turismo, a maior indústria da atualidade e com maior potencial de crescimento no mundo.

Membros do COMTUR
Ser membro do COMTUR significa ter tempo disponível para o empenho na causa por ele defendida, envolver-se com os projetos por ele desenvolvidos ou mesmo apropriados e comprometer-se com os resultados almejados pelo município.

O poder de articulação dos membros do COMTUR é fundamental, daí a importância da sublimação de certas desavenças pessoais ou políticas em prol do desenvolvimento sustentável da atividade turísticas.

COMTUR e a Comunidade
As pessoas, em sua maioria, possuem uma prospecção para o trabalho participativo e a mobilização da comunidade para a solução de problemas pode ocorrer de forma rápida e eficaz, pois integra as contribuições de várias partes, a partir do referencial de um interesse maior da cidade. Portanto, cabe ao COMTUR liderar essa mobilização.

O conselho deve buscar um trabalho constante de sensibilização junto à população, para que o Turismo venha a fazer parte permanente da vida dos moradores da cidade, almejando uma consciência participativa voltada para o desenvolvimento do Turismo no município.

COMTUR e o Turismo
O turismo vende expectativas prazerosas. Para que a cidade possa oferecer um cenário que corresponda às expectativas geradas é necessário que a cidade prepare-se e esteja em consonância com o Turismo.

O COMTUR deve otimizar os trabalhos relacionados com o Turismo. E, para isso, seus membros ou representantes devem participar ativamente de todas as atividades do município que abordem a tópica: Turismo.

Pessoas que querem somente uma cadeira no conselho COMTUR para colocar no currículo e não se envolvem, não devem participar. Deixe a vaga para quem realmente queira contribuir.

Queremos um COMTUR em São Vicente mais atuante e focado nos resultados!!

Atenciosamente,
Renato Marchesini - Membro do Conselho - Representa as Operadoras de Turismo

SOMOS MAIS FORTES UNIDOS!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O COMTUR SãoVicente agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz.....