terça-feira, 31 de julho de 2012

SETUR ATUALIZA INFORMAÇÕES TURÍSTICAS PARA FORMAÇÃO DE BANCO DE DADOS NACIONAL

Sistema de inventariação da oferta turística, criado pelo Ministério do Turismo, consiste no levantamento e registro dos atrativos do Município para formar banco de dados nacional.

A Secretaria de Turismo (Setur), por meio da Prefeitura de São Vicente, começa a realizar a atualização do Inventário da Oferta Turística do Município, utilizando como base, o Sistema de Inventariação da Oferta Turística (INVITUR), criado pelo Ministério do Turismo.

O trabalho consiste em armazenar e organizar as informações turísticas da Cidade, constituindo um banco de dados de abrangência nacional. Todos os equipamentos turísticos, desde infraestrutura a serviços prestados, são armazenados nesse sistema, servindo como instrumento solidificador das informações para fins de planejamento e gestão da atividade turística. O trabalho é realizado pelos técnicos e estagiários da secretaria de Turismo. A atualização se estenderá até agosto do próximo ano.

A primeira fase foi realizada com uma pesquisa de laboratório, que reuniu informações secundárias obtidas em dados bibliográficos coletados em livros, documentos, arquivos e outras fontes. A segunda fase se iniciará em agosto próximo, quando será feita uma pesquisa de campo, que consiste na verificação das informações obtidas na pesquisa de laboratório, bem como na obtenção de informações in loco, para fins de complementação, comprovação e atualização.

Empresários vicentinos do trade turístico devem receber os pesquisadores da secretaria, que irão agendar uma visita aos locais a serem inventariados. Segundo a secretária de Turismo de São Vicente, Maria de Lourdes de Oliveira, a importância da visita é disponibilizar dados confiáveis sobre a oferta turística de São Vicente e permitirá analisar o significado econômico do turismo e seu efeito multiplicador no desenvolvimento do Município. “Além disto, será possível diagnosticar informações que subsidiarão a elaboração de roteiros turísticos e do plano diretor de turismo, o PDTUR São Vicente”.

CADASTUR – O Ministério do Turismo oferece um sistema oficial de cadastro online, disponível para os profissionais e empresas que atuam no setor. Ele permite o acesso a diferentes dados e relatórios sobre os prestadores de serviços turísticos cadastrados. Além de ser uma importante fonte de consulta para o turista, o CADASTUR garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados.

Os técnicos e estagiários da Setur, durante as visitas in loco do inventário da oferta turística, vão orientar o empresariado sobre como fazer o cadastro das suas empresas no sistema. O trabalho da orientação do trade ocorrerá a partir de agosto e se estenderá por um ano. O cadastro é gratuito e deve ser realizado pelo site www.cadastur.turismo.gov.br. Mais informações na Secretaria de Turismo de São Vicente (Avenida Capitão Luiz Pimenta, 811, Parque Bitaru). O telefone é (13) 35691400.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O COMTUR SãoVicente agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz.....